segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Texto de opinião...

Desde pequena que tenho por hábito olhar para os mais pequenos pormenores e encará-los como lições de vida e este caso não foi uma exceção. 
Estava no quinto ano, entrei na sala ainda com o manual de ciências na mão, tentava de todas as formas decorar a matéria, embora soubesse que estar a rever a matéria uns minutos antes do teste de nada me servia. 
Dirigi-me ao meu lugar e arrumei o livro. Em cima da mesa aguardavam apenas a minha esferográfica azul, o lápis e a borracha, como sempre, toda riscada. 
A insegurança que sentia naquele momento traduzia-se na borracha, outrora apenas riscada, que agora se multiplicava em pedaços mais pequenos, assim como no número invulgar de canetas que surgiam na minha mesa, para a eventualidade de alguma falhar. Por fim, já com o enunciado na mesa, a professora fez sinal para que começássemos. 
Para ser sincera, não me lembro se o teste me correu bem ou mal. Apenas recordo o meu colega da frente que, à mínima distração da professora, retirou debaixo da mesa um papel rapidamente. Devido às circunstâncias, percebi do que se tratava. Confesso que fiquei algo aborrecida com o que havia sucedido. No entanto, ignorei e procurei concentrar-me no meu teste. 
Uma semana depois, como de costume, a professora de ciências entrou na sala e escreveu o sumário: "Entrega e correção da ficha de avaliação". Inevitavelmente desencadeou uma onda de inquietação. Após cerca de dez minutos, já corriam pela sala os resultados e, consequentemente, o ruído aumentava exponencialmente só parando após a ameaça de trabalho de casa extra por parte da professora. Então o silêncio foi imediato. 
Foi nesse momento que fui surpreendida com a notícia de que a melhor nota da turma havia sido do meu colega da frente. 
Demorei algum tempo a refletir sobre o assunto e, por fim, cheguei à conclusão de que copiar, por vezes, é a solução e, para alguns, a única.


Vera Raquel Baptista Meireles

Sem comentários:

Enviar um comentário