As chamadas pedagogias não-directivas, que Alberoni reduz aqui a uma pobre e cínica caricatura, não tiveram nunca, no meio escolar, a influência que, ultimamente, é moda atribuir-lhes. Antes tivessem, antes tivessem...
As causas do descalabro da escola tradicional e da educação autoritária, ao contrário do que sugere Alberoni, não são imputáveis a Rogers, a Dewey, a Neill, a Piaget, a Freinet, a Montessori e tutti quanti, sem esquecer, obviamente, Rousseau, a besta negra. Antes fossem: o problema resolvia-se facilmente, até porque todos eles já morreram há muito e os discípulos e os seguidores não abundam.
Eu sei que a ignorância só entende, quando entende, explicações a preto e branco, mesmo que fundadas na mais grotesca mistificação. Mas convém não exagerar, porque a estupidez ainda não é universal...
As causas do descalabro da escola tradicional e da educação autoritária, ao contrário do que sugere Alberoni, não são imputáveis a Rogers, a Dewey, a Neill, a Piaget, a Freinet, a Montessori e tutti quanti, sem esquecer, obviamente, Rousseau, a besta negra. Antes fossem: o problema resolvia-se facilmente, até porque todos eles já morreram há muito e os discípulos e os seguidores não abundam.
Eu sei que a ignorância só entende, quando entende, explicações a preto e branco, mesmo que fundadas na mais grotesca mistificação. Mas convém não exagerar, porque a estupidez ainda não é universal...
Ademar Santos
Retirado de abnoxio
Sem comentários:
Enviar um comentário