terça-feira, 6 de agosto de 2013

BANDEIRA DA NAÇÃO PORTUGUESA

D. João II, "O Príncipe Perfeito", respondendo a uma velada ameaça dos Reis Católicos, disse ao Embaixador de Castela e Aragão : - "Pois transmita aos meus excelentíssimos parentes que, neste e Por este Reino, não sou só eu! E nem tenho primos, parentes ou cunhados! Sou eu e os meus Infantes nas Montanhas, os meus Cavaleiros nas Planícies, os meus Marinheiros no Mar!, e mais o Povo que cava a terra para todos sustentar, e, se for preciso, para guerrear!"
(Facto é que, nesse mesmo ano, 1485, mandou que se substituisse o até então usado Estandarte Real, pela Primeira BANDEIRA DA NAÇÃO! - pano branco, e, no centro, o Escudo Nacional, ao qual foram retiradas as flores de lis, e que ainda hoje se mantém, e muitíssimo bem!, no centro da Nossa Bandeira.)

Olímpio A. Alegre Pinto
2013

Sem comentários:

Enviar um comentário