sexta-feira, 21 de março de 2014

Parábola



As mãos

Eu tenho estas mãos!
Mas de que me valem estas mãos?
Imóveis, incompletas, inseguras, cansadas…
E os dias passam … e passam…
E as minhas mãos?
Continuam iguais:
Imóveis, incompletas, inseguras, cansadas…
Mas cá dentro, no meu peito,
Há um coração que bate
Igual ao dos outros!
Nas minhas veias,
Corre um sangue que transporta uma vontade
Igual à dos outros!
E sonho como os outros
E quero como os outros…
Mas nas minhas mãos não há NADA!
De que valho eu?

Mostra-me as tuas mãos!
As tuas mãos são iguais às minhas!
E na união das nossas mãos
Há vontade, há força, há sonho, há esperança!
Agora as tuas mãos são as minhas mãos!
Vê como são poderosas! Sente!
Nas nossas mãos,
Há o fim da solidão,
ACEITAÇÃO!

Nas minhas mãos, não há solidão!
Há aceitação, há união e… há este balão!
E ele representa um sonho:
O de querer ser mais do que o meu corpo
Ser mais do que o meu coração
Ser mais do que a minha vontade!
Nas minhas mãos tenho algo
Que é muito mais que eu:
É a minha vida, é a tua vida
É a vida que todos vivemos e partilhamos!
É um viver feito de esperança e de sorrisos,
Feito de mim, feito de ti,
Feito de TODOS!
TODOS únicos e irrepetíveis
Simplesmente únicos!

(Projeto de Educação para a Saúde/Educação Sexual - 2012/2013 - Turmas 10ºA e 11ºC da EB/S Vieira de Araújo)

3 comentários:

  1. Como as mãos são importantes para transmitir, curar, apelar e comunicar...

    ResponderEliminar
  2. As mãos! Enigmas... acolhedoras... abrangentes... É importante darmos as mãos... as nossas mãos!

    ResponderEliminar
  3. As mãos... Enigmas... abrangentes... acolhedoras. É importante darmos as mãos, as nossas mãos!

    ResponderEliminar